Clínica de Cabeça e Pescoço

A Clínica da Cabeça e Pescoço é uma unidade dedicada à prestação de cuidados de saúde ao doente com cancro espinocelular da Cabeça e Pescoço (CECC), atualmente a 7ª causa de morte por cancro a nível mundial. Os locais mais frequentes de CECC são a laringe, a faringe e a cavidade oral.
2.676
Número de Doentes
8 dias
Tempo médio de espera 1ª Consulta
40
Doentes em Ensaio Clínico
*Dados relativos aos últimos 12 meses

O tratamento do cancro da Cabeça e Pescoço exige uma equipa diferenciada e multidisciplinar, o que caracteriza esta Clínica e a posiciona num lugar distinto a nível nacional.

O consumo de álcool e tabaco são ainda os principais fatores de risco do cancro da cavidade oral, laringe, orofaringe, e hipofaringe, que representam 75% do carcinoma da Cabeça e Pescoço.

O tratamento ideal depende da localização do tumor primário, do estadiamento da doença e da expectativa de sequelas funcionais versus o controlo oncológico possível. Os estádios iniciais são habitualmente tratados com uma modalidade terapêutica, cirurgia ou radioterapia. Contudo estádios localmente avançados requerem uma combinação variável de radioterapia, cirurgia, quimioterapia e outros novos fármacos. O diagnóstico precoce é considerado fundamental pois numa fase inicial o tratamento deste cancro tem uma taxa de sucesso de 80%.

equipa

Clínica de Cabeça e Pescoço
Médico Orientador
Dr. Jorge Guimarães
Enfermeiro Coordenador
Enf. Lurdes Carvalho

Galeria

contactos

telefone
225 084 000
fax
225 084 001
localização
Edifício Principal, Piso 3