Clínica de Pediatria

A Clínica de Pediatria do Instituto Português de Oncologia do Porto presta assistência às crianças e jovens com idade inferior a 18 anos que aí são referenciadas por suspeita ou por doença oncológica confirmada, com exceção dos tumores do Sistema Nervoso Central.
772
Número de Doentes
1 dia
Tempo médio de espera 1ªConsulta
2
Doentes em Ensaio Clínico
*Dados relativos aos últimos 12 meses

Adicionalmente, dá apoio pediátrico ao Serviço de Transplantação de Medula Óssea, ao Serviço de Cuidados Intensivos, ao Serviço de Medicina Nuclear e ao Serviço de Radioterapia, qualquer que seja a patologia desses doentes, e ainda aos Serviços de Cuidados Intensivos Pediátricos onde estejam internados doentes a pedido do Serviço de Pediatria do IPO-Porto.

Tratam-se as doenças oncológicas pediátricas, das quais se destacam as leucemias, os linfomas, os tumores do rim, do osso, da pele, do fígado, das glândulas endócrinas, os neuroblastomas, os tumores germinativos e os sarcomas, entre muitos outros. O cancro pediátrico é raro, admitindo-se no IPO-Porto, anualmente, 80 a 85 novos doentes. As taxas de sobrevivência são elevadas, acima dos 80%. 

Serviços

A Clínica dispõe de três estruturas funcionais de base características do IPO-Porto:

  • A Direção, com destaque para a interligação entre o Diretor do Serviço e o Enfermeiro-Chefe
  • A Consulta de Grupo Multidisciplinar, na qual estão várias especialidades
  • E o Pediatra Assistente, coadjuvado diretamente pelo Enfermeiro Especialista

 

Cada doente tem um Pediatra Assistente a encabeçar os procedimentos que conduzam ao diagnóstico e aos tratamentos e a zelar pela evolução clínica, valendo-se das estruturas e dos meios humanos e materiais necessários. É obrigado apresentar cada doente na Consulta de Grupo Multidisciplinar para discussão do diagnóstico, para validação do mesmo e para acordo dos tratamentos e restantes procedimentos. Independentemente do Pediatra Assistente, os doentes, quando internados, ficam a cargo da equipa escalada diariamente para o setor, que inicia ou dá continuidade ao efetuado previamente, sendo a transmissão da informação passada diariamente sempre que a equipa muda.

O diagnóstico, a terapêutica e o seguimento do doente seguem, sempre que realizável, as linhas-mestras internacionalmente aceites e institucionalmente regulamentadas. O Serviço tem ligação com a SIOP e a EORTC e guia-se pelos standards proclamados no documento European Standards of Care for Children with Cancer – SIOPE www.siope.eu.

Garante-se o direito inalienável da Criança, consignado na “Carta Europeia dos Direitos da Criança Hospitalizada”, da manutenção da sua educação escolar, com o trabalho desenvolvido pela equipa docente do Serviço que atua interligada com a escola de que cada jovem faz parte.

O doente é admitido no Instituto, a pedido do clínico que o assiste no exterior, após contacto telefónico ou outro, num prazo que é definido de acordo com a avaliação clínica da situação. Está permanentemente acompanhado por um dos seus pais, ou quem eles designem, que funciona como um elemento da equipa.

equipa

Clínica de Pediatria
Médico Orientador
Dr. Armando Pinto
Enfermeiro Coordenador
Enf. Amélia Ramalhão
Coordenador da Equipa lúdico-pedagógica
Drª. Filomena Maia

contactos

telefone
225 084 000
fax
225 084 001
localização
Edifício Principal, piso 12