ADEQUAÇÃO DA ATIVIDADE ASSISTENCIAL

Em cumprimento do disposto em Despacho pelo Ministério da Saúde no dia 16 de março, o Instituto determinou a adequação da atividade assistencial programada nos seguintes termos: http://www.ipoporto.pt/dev/wp-content/uploads/2020/03/AtividadeAssistencial.pdf

PLANO DE MITIGAÇÃO

O IPO do Porto tem, desde o dia 18 de fevereiro, um plano de contingência ativo com medidas de prevenção e contingência que permitem à Instituição acautelar e minimizar o impacto desta epidemiologia na situação clínica dos doentes oncológicos. Desde então, o Conselho de Administração, em conjunto com a Comissão de Controlo de Infeção Hospitalar, trabalhado diariamente para analisar e atualizar as medidas de contingência e as potenciais ocorrências. Desde o dia 26 de março, o plano de contingência está em fase de mitigação:

Informação aos utentes e familiares

Todas as pessoas que desenvolvam quadro respiratório agudo de tosse (persistente ou agravamento de tosse habitual), ou febre (temperatura ≥ 38.0ºC), ou dispneia / dificuldade respiratória, são considerados suspeitos de COVID-19, pelo que deverão contatar o sistema nacional de saúde (SNS), preferencialmente, por contato não presencial através do SNS 24 (808 24 24 24) ou do número de emergência médica nacional (112).

Todos os doentes que pretendam deslocar-se ao Serviço de atendimento não programado (SANP) devem, antes de mais, dirigir-se ao Centro de Saúde ou Hospital da Área de Residência para que, após observação médica, e se necessário, este médico entre em contacto telefónico com o Chefe de Equipa do SANP, que estará em permanência para atender e analisar qual a melhor forma de lidar com a situação. Em caso de efetuar uma consulta telefónica de urgência para atendimento clínico (IPO do PORTO, nº 225084000, opção 3), e ser suscetível de validação para “Caso suspeito de coronavírus”, deverá ser aconselhado a permanecer no domicílio e ligar para o SNS 24 (808 24 24 24) ou 112.

O doente deverá ser aconselhado a contactar o IPO se o caso não for validado. Os doentes com doença oncológica são muitas vezes sujeitos a tratamento que alteram a sua capacidade imunológica inata. Adicionalmente poderão estar em maior risco de complicações graves no contexto de uma infeção por SARS-CoV-2. Assim, as recomendações básicas a tomar por utentes e familiares são:

  • Quando espirrar ou tossir, tape o nariz e a boca com lenço de papel ou com o antebraço;
  • Lave frequentemente as mãos com água e sabão ou use solução antisséptica à base de álcool;
  • Cumpra o distanciamento social (> 2m), e evite contacto próximo com pessoas com infeção respiratória.
DOAÇÕES

Sobre as campanhas de angariação de fundos, equipamentos de proteção individual e alimentos para combate à doença COVID-19, o Instituto gostaria de agradecer todas as iniciativas da comunidade, individuais e empresariais, que estão a ser desencadeadas para o efeito.

Recomendações para donativos alimentares fornecidos a profissionais de saúde em fase de COVID – 19

“Porque a alimentação saudável não deve estar de quarentena em fase de COVID-19!”

Tendo em conta que um adequado estado nutricional e de hidratação contribuem, de um modo geral, para um sistema imunitário otimizado e melhor desempenho profissional, é  muito importante nesta fase de pandemia por COVID-19  manter uma alimentação saudável, baseada nos princípios da Roda da Alimentação Mediterrânica.  Em situação de crise, mais do que nunca, deve ser assegurada uma ingestão adequada de alimentos protetores, ricos em vitaminas, minerais como legumes e hortofrutícolas (sob a forma de sopas ou saladas devidamente higienizadas) frutas frescas descascadas, e alimentos energéticos como cereais e derivados pouco refinados (privilegiando sempre os integrais, leguminosas, frutas desidratadas e oleaginosas (nozes, amêndoas, cajus amendoins, …), lacticínios (leite, iogurte, queijo,…). Deve garantir-se também uma boa hidratação, através da ingestão de água, chá e infusões não açucaradas.
A ingestão de alimentos com elevado teor de açúcares simples, gorduras saturadas e sal (alimentos processados), ainda que apetecível, deve ser evitada!
O IPOP  agradece a quem que se tem associado a esta causa, com gestos de reconhecimento e confiança pelos nossos profissionais de saúde, traduzidos  na oferta de géneros alimentares.
No entanto e de forma a manter a segurança alimentar e evitar o desperdício, solicitamos que as ofertas sejam articuladas com o Serviço de Nutrição e Alimentação da IPOP. Os alimentos mais bem-vindos são os embalados: sopas e saladas unidoses, frutas, snacks saudáveis de frutos desidratados, frutos secos/gordos/oleaginosas, bolachas simples, barras de cereais nutricionalmente equilibradas, leites e iogurtes MG, néctares e sumos 100% de frutas, pontualmente chocolates e gelatinas

CUIDADOS ALIMENTARES E NUTRICIONAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA

O Serviço de Nutrição e Alimentação do IPO do Porto alerta os doentes oncológicos para uma consciêncialização ativa em tempos de pandemia, evitando a desinformação e soluções aparentemente “milagrosas” que carecem de evidência científica e podem colocar em risco a eficácia do seu tratamento oncológico. Aponta também todas as recomendações de higiene e segurança alimentar necessárias para aproveitar este momento para capacitar o seu organismo, observar a sua forma física e vigiar as suas condições metabólicas. Veja aqui todas as recomendações: http://www.ipoporto.pt/dev/wp-content/uploads/2020/04/Cuidados-alimentares-e-nutricionais-em-tempos-de-Pandemia-Covid-19.pdf

MATERIAIS INFORMATIVOS

Recomendações Doente em Ambulatório|http://www.ipoporto.pt/dev/wp-content/uploads/2020/03/RECOMENDAÇÕES-DOENTE.pdf

Recomendações Serviço de Nutrição IPOP| http://www.ipoporto.pt/dev/wp-content/uploads/2020/03/Cuidados-alimentares-_COVID-19.pdf

Doações de Sangue e Plaquetas| http://www.ipoporto.pt/dev/wp-content/uploads/2020/03/Dadores_Covid-19.pdf

Serviço de Atendimento Não Programado|http://www.ipoporto.pt/dev/wp-content/uploads/2020/03/Cópia-de-SANP-1.pdf

CONTACTOS COVID-19

Para uma melhor comunicação, recordamos quais são as linhas de apoio ativas no Instituto para qualquer esclarecimento ou informação:

👉Informação Doentes ☎️ 225 084 000 💻contactcenter@ipoporto.min-saude.pt

👉Informação Farmácia |09h00-16h00 ☎️ 225 084 000 | Ext: 2211 💻
farmacia@ipoporto.min-saude.pt

👉Linha de Apoio Psicológico Doentes ☎️  925036024 | 961761083 |966908965 |961760946 💻  apoio.psicologico.ipo.covid-19@ipoporto.min-saude.pt

👉Informação Dádiva de Sangue ☎️ 225 084 052💻www.ipoporto.pt/eu-cidadao/dadiva-de-sangue

👉Informação SANP ☎️ 225 084 000

👉Informação Doaçãoes 💻 
donativos.Covid19@ipoporto.min-saude.pt

👉Plano de Contingência 💻 Comissão Controlo Infeção: cci@ipoporto.min-saude.pt

👉Informação Comunicação Social ☎️ 916246031/ 961761045 💻 gabinetedecomunicacao@ipoporto.min-saude.pt