Em 2012 foram implementados 13 quiosques Bem-Me-Ker, colocados em toda a área de ambulatório, que tiveram como objetivo principal a implementação de uma solução automatizada de gestão da relação com os doentes à chegada (check-in), à saída (check-out) e na continuidade de cuidados (visitas futuras, cuidados a ter no domicílio, preparações, etc).

Para o efeito foram concebidos cartões eletrónicos com pin’s associados para os doentes permitindo uma utilização mais rápida nos quiosques, garantindo padrões de segurança no seu acesso.

Com estes quiosques os utentes ficam autónomos para efetuarem o ‘check in’ nas consultas/exames/tratamentos agendados, evitando a fila de espera. Permite também a realização do ‘check out’ com todas as marcações futuras dos doentes e declarações de presença/acompanhante. Os quiosques notificam ainda os utentes das taxas moderadoras em dívida.

É ainda possível alterar o seu pin e consultar os dados demográficos da sua ficha do doente para atualização sempre que necessário, em qualquer quiosque. 

É emitida uma senha com todos os atos do dia do doente permitindo a chamada anonimizada dos doentes nos ecrãs disponíveis em todas as salas de espera. Estas senhas contêm os descritivos de serviços/atos/salas de espera onde facilmente o doente consegue localizar a sala de espera onde deve aguardar pela chamada, sem necessidade de se deslocar a um posto administrativo.

Estas senhas permitem ainda editar mensagens Institucionais ou do interesse dos doentes, por exemplo, alertas relacionados com boas práticas.

Atualmente mais de 75% dos doentes efetuam o seu “check in” sem necessidade de passar no posto administrativo e 95% dos doentes realizam o seu “check out” nestes quiosques.

Este projeto permitiu reduzir em 2 horas por dia de trabalho de 80 Assistentes Técnicos cujo tempo ficou alocado a outro tipo de tarefas/projetos como por exemplo: a admissão e acolhimento do doente na Instituição e o serviço de “call center” do doente, permitindo criar 20 novos postos de trabalho.

O atendimento do doente no quiosque revelou-se 3 vezes mais rápido que o atendimento no posto administrativo, tanto no “check in” como no “check out”, e permitiu uma redução de 50% dos custos administrativos com estas tarefas.

Um inquérito de satisfação realizado aos nossos utentes revelou que mais de 85% dos nossos doentes encontram-se bastante satisfeitos com a utilização dos quiosques confirmando a rapidez na realização das tarefas de “check in” e “check out” nos quiosques face ao atendimento por um elemento administrativo.

Registe-se até 31 outubro e fique automaticamente habilitado ao sorteio de um tablet. Consulte o regulamento aqui