IPO-Porto distinguido com o Prémio Pfizer na categoria de Investigação Clínica

premio2
2016-11-16 10:58:57
O IPO-Porto foi distinguido com o Prémio Pfizer na categoria de Investigação Clínica, com um projeto liderado pelo investigador Pedro Pimentel-Nunes, intitulado "Estudo prospetivo multicêntrico da utilização em tempo real da cromoscopia por NBI no diagnóstico de condições e lesões gástricas pré-malignas", que teve como objetivo a avaliação da eficácia do uso de uma nova tecnologia na deteção precoce de cancro gástrico. O estudo pretendeu avaliar a acuidade diagnóstica em tempo real da endoscopia alta com NBI (técnica de Narrow-band Imaging). A principal vantagem do NBI detetada neste estudo foi na sensibilidade para identificação de tumores precoces (NBI 92% vs 74%) e na identificação de metaplasia (NBI 87% vs 53%, p<0.001), sendo que uma escala endoscópica com NBI permitiria o diagnóstico de condições pré-malignas com 98% de certeza. A endoscopia convencional não apresenta uma correlação adequada com a histologia no diagnóstico de condições gástricas pré-malignas. Neste projeto estiveram envolvidos cinco centros de Gastrenterologia internacionais (Portugal, Itália, Roménia, Reino Unido e Estados Unidos), 238 doentes e 1123 biópsias endoscópicas. O cancro gástrico é um dos cancros com maior incidência e mortalidade mundialmente, sendo Portugal um país de incidência elevada. A cerimónia de atribuição dos Prémios Pfizer, que celebram este ano a sua 60ª edição, realizou-se ontem na Antiga Biblioteca do Convento do Beato, em Lisboa, sendo presidida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Para o IPO-Porto esta é uma distinção que reflete não só a competência técnica e científica dos seus profissionais, como também a qualidade da investigação clínica desenvolvida no Instituto, que para além da prestação de cuidados de saúde de excelência, tem como missão contribuir para o avanço da Ciência e descobrir novas formas de tratamento e prevenção do cancro.
Fonte: IPO-Porto [...]&p[url]=http://www.ipoporto.pt/ipo-porto-foi-distinguido-com-o-premio-pfizer-na-categoria-de-investigacao-clinica/','sharer','toolbar=0,status=0,width=548,height=325');" href="javascript: void(0)"> facebook facebook