Serviço de Cuidados Paliativos

O Serviço de Cuidados Paliativos do IPO-Porto tem como missão proporcionar a prestação de cuidados paliativos com a máxima qualidade, humanismo e eficiência ao doente e à sua família, em fase avançada da sua doença.

O Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO-Porto) dispõe de cuidados paliativos desde 1994, tendo sido a primeira instituição em Portugal a desenvolver um serviço deste tipo.

O IPO-Porto é a instituição que tem o maior serviço de cuidados paliativos em Portugal. Inaugurado em 25 de maio de 1996 dispõe de 40 camas. Destas, 20 destinam-se exclusivamente aos doentes do IPO-Porto e 20 estão incluídas na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI). A parte destinada exclusivamente aos doentes do IPO-Porto designa-se, atualmente, Serviço de Cuidados Paliativos (SCP) e inclui o internamento, consulta externa, assistência domiciliária e equipa intra-hospitalar. 

O Serviço de Cuidados Paliativos quer ser uma unidade de referência nacional e internacional que proporcione a prática da investigação e do ensino a vários níveis.

A atividade assistencial tem como fundamento os princípios preconizados pela Organização Mundial de Saúde: “os cuidados paliativos melhoram a qualidade de vida dos doentes e das suas famílias que encaram uma doença ameaçadora da vida, proporcionando alívio da dor e de outros sintomas, suporte espiritual e psicossocial desde o diagnóstico até ao fim da vida e no luto”.

A atividade é desenvolvida interdisciplinarmente por médicos, enfermeiros, assistentes operacionais, assistentes sociais, psicóloga, nutricionista e capelão. Participam também, quando necessário, elementos de outros serviços do IPO-Porto, nomeadamente a Medicina Física. Há também vários voluntários integrados nos cuidados paliativos do IPO-Porto.

Além da atividade assistencial, consideram-se funções essenciais do Serviço de Cuidados Paliativos o ensino e a investigação. Estas atividades iniciaram-se cedo no percurso de desenvolvimento dos cuidados paliativos neste centro. O ensino iniciou-se em 1997, ao fim de três anos de trabalho, altura em que se considerou haver já experiência suficiente a transmitir a outros profissionais com interesse nesta área. Desde então já se organizaram múltiplos cursos multidisciplinares organizados pelo IPO-Porto e por outras instituições. O trabalho de investigação resultou já em diversas publicações em revistas nacionais e internacionais e na apresentação de comunicações e cartazes em congressos nacionais e internacionais.

 

equipa

Serviço de Cuidados Paliativos
Diretor de Serviço
Dr. José Ferraz Gonçalves
Enfermeiro Chefe
Enf. Emília Neves
Enf. Lilia Costa

contactos

telefone
225 084 000
fax
225 084 001
localização
Edifício da Liga Portuguesa Contra o Cancro