Serviço de Estomatologia

Inaugurado em 1978, quatro após a inauguração do IPO-Porto, o Serviço de Estomatologia é uma unidade de referência no âmbito da especialidade.

O Serviço de Estomatologia tem por base a atividade assistencial, mas não descura o ensino, sobretudo o pós-graduado. É composto por três gabinetes de consulta e um laboratório de prótese e faz parte, desde 2003, do grupo de especialidades da Clínica de Cabeça e Pescoço.

Serviços:
  • Diagnóstico e tratamento dos doentes oncológicos, no âmbito da Estomatologia e Medicina Dentária:

Os tratamentos de quimioterapia, radioterapia e transplantação de medula exigem protocolos estomatológicos rigorosos, antes, durante e após esses tratamentos.

Por exemplo, a oportunidade de um tratamento devidamente programado no início da radioterapia, quimioterapia ou de uma terapêutica com bisfosfonatos, faz a diferença na qualidade de vida futura.

  • Diagnóstico de lesões pré-malignas:

O cancro oral é frequentemente precedido de lesões, que são verdadeiros sinais de alarme, e se devidamente identificados e tratados, podem, não só contribuir para a diminuição da incidência de tumores malignos, mas, também, para diagnosticar tumores em fases precoces, diminuindo as complicações dos tratamentos executados, bem como os custos financeiros que o S.N.S. disponibiliza.

  • Reabilitação Oral:

Frequentemente o tratamento oncológico deixa sequelas físicas mutilantes na cavidade oral, que implicam reabilitação oral adequada. O Serviço de Estomatologia tem o conhecimento e o equipamento necessários para uma eficaz reabilitação oral.

equipa

Serviço de Estomatologia
Diretor de Serviço
Dr. Luís Medeiros

contactos

telefone
225 084 000
fax
225 084 001
localização
Edifício Principal, piso 3