Serviço de Nefrologia

O Serviço de Nefrologia do IPO-Porto insere-se na Instituição como um dos Serviços Clínicos Hospitalares de Apoio. Do ponto de vista arquitetónico, o Serviço tem uma área dedicada à consulta de Nefrologia com um gabinete de enfermagem e dois gabinetes médicos.

Tem ainda uma Unidade de Hemodiálise adequada, sendo a sala de diálise ampla e com luz natural, superando largamente as medidas preconizadas pela legislação em vigor (Decreto-lei 505/99).

Esta unidade procura dar a melhor resposta a todas as solicitações de colaboração pedidas pelas diferentes Clínicas Oncológicas e Serviços do Instituto, no diagnóstico e tratamento dos seus doentes, bem como constituir um pólo assistencial na área da Nefrologia que, pela sua qualidade, seja referência nesta área da Medicina, quer para o interior, como para exterior da Instituição.

A Unidade de Diálise cumpre os requisitos do Decreto-lei nº505/99 – “Manual de Boas Práticas”.

O Serviço de Nefrologia tem como missão a assistência especializada na área da Nefrologia aos doentes do IPO-Porto e abre-se, de acordo com a solicitação da Administração da Instituição, a outras atividades assistenciais na esfera das suas competências e eventualmente a doentes não oncológicos para tratamento na Unidade de diálise. Esta valência pretende ainda apostar na investigação dentro da sua área e colaborar ativamente na formação pós graduada, nomeadamente nos Internatos Médicos Complementares e formação em Enfermagem na Unidade de Hemodiálise.

A Nefrologia quer continuar a ser um Serviço Hospitalar idóneo e, como tal, reconhecido nacional e internacionalmente, proporcionando a prática da investigação aos seus profissionais e a formação/ensino a profissionais internos e externos à Instituição.

Os valores que regem a atividade são os seguintes:

  • O respeito e promoção da autonomia do doente
  • A preocupação pela otimização na utilização dos recursos
  • A contribuição para a melhoria dos ganhos de saúde em oncologia/nefrologia
  • A vontade de atingir os objetivos institucionais

Da lista de objetivos do Serviço de Nefrologia fazem parte:

  • A prestação de cuidados aos doentes, com o espírito de trabalho em equipa para um bem comum, a melhor assistência ao doente e seus familiares
  • Favorecer a satisfação do doente da unidade de cuidados
  • Assegurar que a qualidade dos serviços prestados, que é controlada e avaliada por via da implementação dos objetivos de melhoria da qualidade, que, anualmente, são planificados e avaliados
  • Assegurar o cumprimento da carta dos direitos do doente, nomeadamente no que concerne à confidencialidade, à dignidade, à privacidade, à cultura e às crenças religiosas
  • Promover a formação e atualização permanente dos profissionais do serviço, de acordo com as diretivas que, para esta área, sejam dadas pelos órgãos de direção e formação do IPO- Porto
  • Garantir que as normas vigentes na Instituição sejam cumpridas
Serviços:

O Serviço de Nefrologia desenvolve as suas atividades nas seguintes valências:

  • Consulta externa
  • Consultoria de especialidade aos doentes internados do IPO-Porto
  • Internamento e Técnicas próprias da especialidade (Biópsia Renal, Cateterismos de grandes vasos para acesso vascular, Unidade de Diálise, Hemofiltração, Hemodiálise e Hemodiafiltração)

 

equipa

Serviço de Nefrologia
Diretor de Serviço
Dr. Alfredo Loureiro

contactos

telefone
225 084 000
fax
225 084 012
localização
Edifício Principal, piso 3