Serviço de Oncologia Cirúrgica

O Serviço de Oncologia Cirúrgica do IPO-Porto é um moderno serviço de cirurgia, especializado no tratamento de doentes com cancro, constituído por um conjunto de profissionais com formação específica e treinados na abordagem integral de doentes com cancro.

A cirurgia constitui uma parte essencial no tratamento de doentes com múltiplos tipos de cancro, no entanto, está estabelecido que para obter os melhores resultados é necessário, para além do recurso a técnicas cirúrgicas mais ou menos complexas, a intervenção sequencial e coordenada de Oncologistas Cirúrgicos, Oncologistas Médicos, Radio-Oncologistas e um conjunto alargado de profissionais especializados na abordagem multidisciplinar de doentes com cancro e capazes de desenvolver planos de tratamento individualizados.

A missão do serviço de Oncologia Cirúrgica consiste em proporcionar o tratamento clínico adequado a cada doente segundo o estado da arte, com o recurso às técnicas mais inovadoras, suportadas pela melhor evidência científica, contando com a experiência de equipas de cirurgiões dedicados a cada tipo de cancro, com o objetivo de maximizar a sobrevivência e melhorar a qualidade de vida dos doentes, mas tendo sempre em conta as suas necessidades como pessoa e o respeito pela sua dignidade.

O objetivo desta unidade é prestar um serviço de elevada qualidade, personalizado e humano, com a oferta dos recursos técnicos mais avançados. A educação e a formação de estudantes de medicina, médicos dos internatos complementares e especialistas, constituem um dos pilares da atividade do serviço, através da atualização do conhecimento científico e disseminação das melhores práticas no diagnóstico e tratamento do cancro, estimulando a investigação clínica e enfatizando a importância da multidisciplinaridade na moderna terapêutica do cancro.

No Serviço de Oncologia Cirúrgica do IPO-Porto os doentes são tratados numa perspetiva multidisciplinar, beneficiando da discussão do seu plano de tratamento em reuniões multidisciplinares, com aplicação de protocolos de tratamento inovadores e inclusão em ensaios clínicos. Estas reuniões multidisciplinares realizadas semanalmente em cada área de patologia, constituem a pedra angular da atividade do hospital, onde são discutidos os casos complexos, definidos os planos de tratamento para cada doente, revistos os resultados da cirurgia, selecionados os tratamentos complementares e analisados os casos com indicação para inclusão em ensaios clínicos.

Esta valência do IPO-Porto está constituída por médicos com a especialidade de Cirurgia Geral com formação específica em Oncologia. Atualmente, existe um amplo consenso relativamente ao facto de que os melhores resultados são obtidos quando as equipas estão constituídas por profissionais treinados e especialmente dedicados a uma determinada patologia. Os médicos do Serviço de Oncologia Cirúrgica desenvolvem a sua atividade, de acordo com a sua área de especialização, em unidades funcionais específicas para cada tipo de patologia, denominadas Clínicas de Patologia, onde os doentes podem beneficiar do tratamento cirúrgico por profissionais treinados no uso das técnicas mais avançadas e executadas com os mais elevados padrões qualidade, em áreas como:

  • Cirurgia do cancro da mama
  • Cirurgia do cancro do cólon e do reto
  • Cirurgia do cancro do esófago e do estômago
  • Cirurgia do cancro do fígado e do pâncreas
  • Cirurgia da doença peritoneal maligna
  • Cirurgia dos tumores da cabeça e pescoço
  • Cirurgia dos tumores endócrinos
  • Cirurgia dos tumores dos tecidos moles
  • Cirurgia do melanoma e dos tumores da pele

 

equipa

Serviço de Oncologia Cirúrgica
Diretor de Serviço
Dr. Joaquim Abreu Sousa

contactos

telefone
225 084 000
fax
225 084 024