Serviço de Otorrinolaringologia

O Serviço de Otorrinolaringologia foi um dos primeiros Serviços instalados na altura da fundação da unidade que posteriormente veio a originar o atual Instituto Português de Oncologia do Porto.

Reportámo-nos a 1974 e, desde então, o Serviço foi-se progressivamente diferenciando e atualizando no tratamento das patologias oncológicas da área de influência da Especialidade de Otorrinolaringologia. Também inclui o estudo e tratamento das patologias que envolvem o órgão cócleo vestibular, o olfato e gosto, as disfunções dos nervos cranianos, bem como a comunicação humana no que diz respeito às patologias e perturbações da fala, linguagem e voz. Algumas das condições diagnosticadas por Otorrinolaringologistas quando localizadas em áreas adjacentes poderão ser tratadas em colaboração estreita com os Especialistas nessas áreas.

Atualmente, o Serviço concentra um relevante potencial de conhecimentos no âmbito do diagnóstico e do tratamento das patologias oncológicas destas áreas que, e fruto do trabalho e da diferenciação dos Médicos que o integram, tornaram esta unidade numa unidade de referência nacional e com projeção internacional.

Apesar de ser um Serviço pequeno, onde trabalham apenas quatro Médicos Especialistas (dois com grau de Doutor), o Serviço colabora na formação pré e pós graduada, tendo idoneidade formativa em oncologia no Internato Complementar de Interno Otorrinolaringologia.

Para além disso, elabora periodicamente cursos e outro tipo de ações formativas em áreas específicas e publica com regularidade trabalhos em revistas nacionais e internacionais.

Serviços:

A Otorrinolaringologia é um serviço diferenciado em áreas muito atuais e específicas da prática oncológica da Especialidade, das quais se destacam a cirurgia laser, área que se iniciou no Serviço nos anos 80 e que sofreu um grande incremento a partir de 2005. Tornou-se inclusivamente uma das áreas com maior potencial de crescimento e projeção, à semelhança de outras como a endóscopia dos tumores nasosinusais e da base do crânio, dando continuidade à cirurgia e a cirurgia reconstrutiva.

Este Serviço, e muito embora a referenciação oncológica obrigue a passos intermédios, colabora com a maioria das unidades hospitalares da região Norte e algumas da região Centro, na orientação e no tratamento de doentes portadores de patologias oncológicas.

Para além da atividade estritamente assistencial, o Serviço de Otorrinolaringologia está envolvido em atividades no âmbito da investigação oncológica, sendo prova disso as diversas publicações que o Serviço vem apresentando ao longo dos anos e ainda, no âmbito do ensino, através da participação ativa em atividades de âmbito institucional e extra institucional.

 

equipa

Serviço de Otorrinolaringologia
Diretor de Serviço
Dr. Eurico Monteiro

contactos

telefone
225 084 000
fax
225 084 001
localização
Edifício Principal, piso 3