SANP – Serviço de Atendimento Não Programado

O Serviço de Atendimento Não Programado (SANP) tem como objetivo a prestação de assistência médica contínua aos doentes do IPO.

O acesso ao SANP é exclusivo a doentes inscritos no IPO-Porto, que se encontram em tratamento ativo de doença oncológica e cuja situação aguda seja motivada pela mesma ou induzida pela terapêutica. O SANP pode também receber doentes com patologia oncológica aguda, devidamente referenciados do exterior.

Durante o horário normal de funcionamento dos Serviços/Clínicas de Patologia a observação dos doentes que recorrem ao SANP deve ser apoiada por uma ou mais daquelas unidades, em função da doença oncológica de base e dos sintomas apresentados no momento.

É propósito cumprido deste Serviço e das equipas que nele operam dar uma resposta pronta e eficaz a todos os doentes que nos procuram em fase crítica.

O SANP funciona das 08h00 às 20h00. Entre o período das 20h00 às 08h00 (nocturno), APENAS admite doentes por transferência inter-hospitalar. Neste horário deve dirigir-se ao serviço de urgência do hospital da sua residência ou contactar a linha SNS24.

Serviços:

O SANP está equipado com suficientes e adequados recursos técnicos e logísticos, permitindo às equipas que aí atuam uma rápida resolução das situações clínicas previstas no âmbito do mesmo. Este Serviço articula ainda a sua ação com a equipa de Emergência Médica quando indicação de Suporte Avançado de Vida’.

As equipas desta unidade são constituídas por Médicos (um deles nomeado como Chefe de Equipa), Enfermeiros, Assistentes Operacionais e Assistentes Técnicos. Todos estes elementos têm formação adequada para a sua ação específica tendo também competência em ‘Suporte Básico de Vida’. Em cada equipa existe pelo menos um elemento com formação em ‘Suporte Avançado de Vida’.

equipa

SANP – Serviço de Atendimento Não Programado
Diretor de Serviço
Dr. Licínio Rego
Enfermeiro Chefe
Enfª. Susana Castro

contactos

telefone
225 084 000
fax
225 084 001
localização
Edifício Principal, piso 3