SANP – Serviço de Atendimento Não Programado

O Serviço de Atendimento Não Programado (SANP) tem como objetivo a prestação de assistência médica contínua aos doentes do IPO.

Esta valência do IPO-Porto dispõe de um espaço próprio aberto 24 horas/dia para o atendimento de doentes provenientes do ambulatório. Este espaço é apoiado por uma sala de espera e por um balcão administrativo.

O acesso ao SANP é exclusivo a doentes inscritos no IPO-Porto, que se encontram em tratamento ativo de doença oncológica e cuja situação aguda seja motivada pela mesma ou induzida pela terapêutica. O SANP pode também receber doentes com patologia oncológica aguda, devidamente referenciados do exterior.

Durante o horário normal de funcionamento dos Serviços/Clínicas de Patologia a observação dos doentes que recorrem ao SANP deve ser apoiada por uma ou mais daquelas unidades, em função da doença oncológica de base e dos sintomas apresentados no momento.

É propósito cumprido deste Serviço e das equipas que nele operam dar uma resposta pronta e eficaz a todos os doentes que nos procuram em fase crítica.

Serviços:

O SANP está equipado com suficientes e adequados recursos técnicos e logísticos, permitindo às equipas que aí atuam uma rápida resolução das situações clínicas previstas no âmbito do mesmo. Este Serviço articula ainda a sua ação com a equipa de Emergência Médica quando indicação de Suporte Avançado de Vida’.

As equipas desta unidade são constituídas por Médicos (um deles nomeado como Chefe de Equipa), Enfermeiros, Assistentes Operacionais e Assistentes Técnicos. Todos estes elementos têm formação adequada para a sua ação específica tendo também competência em ‘Suporte Básico de Vida’. Em cada equipa existe pelo menos um elemento com formação em ‘Suporte Avançado de Vida’.

As equipas médicas são constituídas por médicos em presença física e em regime de prevenção.

As equipas de enfermagem e de assistentes operacionais designadas encontram-se em presença física permanente durante 24 horas, em regime de rotação por turnos.

 

equipa

SANP – Serviço de Atendimento Não Programado
Diretor de Serviço
Dr. Licínio Rego
Enfermeiro Chefe
Enf. Fernando Monteiro

contactos

telefone
225 084 000
fax
225 084 001
localização
Edifício Principal, piso 3