Acreditação | Certificação

Desde a sua criação, em 1974, que o IPO-Porto tem como elemento mais importante da sua organização o DOENTE, refletindo-se no desenvolvimento de atividades que promovam a melhoria contínua da Instituição.

Ao ser estabelecido pelo Ministério da Saúde um sistema de acreditação para hospitais portugueses, o IPO-Porto entrou de imediato neste processo, utilizando-o como mais uma ferramenta de melhoria contínua.

Em 2004, o IPO-Porto foi Acreditado pelo Health Quality Service (HQS), atualmente designado Caspe Healthcare Knowledge Systems (CHKS).

A Acreditação para o IPO-Porto não significou o fim de um processo de melhoria da qualidade assistencial, mas sim o início de um modo de estar onde o melhoramento é tido como vetor estratégico da gestão. Como tal, logo após ter recebido a Acreditação, em 2004, o IPO-Porto iniciou o processo de reacreditação, tendo, em paralelo, embarcado num programa de certificação ISO 9001: 2000 para todas as atividades dos seus serviços, tarefa difícil, mas alcançada com sucesso em 2008.

Os certificados de acreditação/certificação têm datas limite, o que implica a sua renovação periódica. É necessário a Instituição manter este processo vivo e dinâmico de forma a garantir os níveis de qualidade reconhecidos internacionalmente.

Tendo a liderança do IPO-Porto desejado manter este processo de qualidade e segurança para o doente, o Instituto foi Reacreditado e Recertificado em 2010, subindo mais um patamar ao ser certificado pela norma ISO 9001/2008.

É já frequente encontrarmos hospitais com alguns serviços certificados pela ISO 9001:2000 por exemplo, laboratórios, rouparia, esterilização, etc. Contudo o IPO-Porto faz parte de um pequeno grupo de hospitais a nível mundial que possui certificação ISO 9001:2008 para todas as atividades dos seus serviços.

Também em 2011, e no seguimento de uma estratégia de melhoria constante nos cuidados de saúde, o IPO-Porto obteve a Acreditação como Comprehensive Cancer Centre pela OECI (Centro Abrangente de Oncologia).

Os Serviços do IPO-Porto são os responsáveis por assegurarem no dia-a-dia o cumprimento desses níveis de qualidade, internacionalmente reconhecidos.

Para apoiar o seu sistema de qualidade, o IPO-Porto conta com um Gabinete de Qualidade, que atua no dia-a-dia como help-desk para os serviços, promovendo processos de auditorias internas e atuando como facilitador da dinâmica institucional de trabalho em equipa entre os vários vetores da gestão da qualidade, nomeadamente, Risco, Governação Clínica, Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho, Controlo de Infeção, Gestão do Processo Clínico, Direitos dos Doentes, etc.