10 July 2020

Trabalho de investigação do IPOP é capa na revista internacional Cancers

Investigadores do Grupo de Oncologia Molecular e Patologia Viral do Centro de Investigação do IPO do Porto viram o seu trabalho ser reconhecido e selecionado para ser capa da revista Cancers do mês de junho. O trabalho de investigação é sobre as vantagens do uso de biópsias líquidas.

O artigo científico selecionado intitula-se “Extracellular Vesicles Enriched in hsa-miR-301a-3p and hsa-miR-1293 Dynamics in Clear Cell Renal Cell Carcinoma Patients: Potential Biomarkers of Metastatic Disease” e incide sobre o estudo de microRNAs em Vesículas Extracelulares (VEs) derivadas de doentes com carcinoma de células renais seguidos na instituição com o intuito de estabelecer novos biomarcadores de prognóstico, estudados por técnicas minimamente invasivas. Pode ver aqui:
https://www.mdpi.com/2072-6694/12/6

O estudo, desenvolvido nos últimos anos, permitiu observar que indivíduos com doença metastática apresentavam maiores níveis de hsa-miR-301a-3p e menores níveis de hsa-miR-1293 dentro de vesículas extracelulares quando comparados com indivíduos submetidos a cirurgia e atualmente sem evidência de doença, o que evidencia o potencial destes microRNAs como biomarcadores de doença metastática em doentes com carcinoma de células renais.

Estas vesiculas são obtidas a partir de uma amostra de sangue, o que faz desta abordagem uma técnica pouco invasiva e dolorosa para doente, o que vai de encontro às vantagens do uso de biópsias líquidas.

O presente estudo fomentou a interação de várias equipas, contando com a participação interna dos Serviços de Urologia, Oncologia Médica, Anatomia Patológica e do Grupo de Epigenética e Biologia do Cancro do IPO-Porto. Destacando-se também a colaboração do Grupo Systems Oncology do Centro de Investigação da Fundação Champalimaud e do Departamento de Genética da Universidade de Groningen (Holanda). 

Neste âmbito, três dos autores da publicação foram também convidados pelo grupo editorial da MDPI para dirigirem uma edição especial da mesma revista dedicada aos avanços dos RNAs não codificantes no carcinoma de células renais. A edição especial intitula-se “Noncoding RNAs in Renal Cell Carcinoma Landscape” (https://www.mdpi.com/journal/cancers/special_issues/Noncoding_RNAs_RCC) e tem como editores convidados o coordenador do Grupo de Oncologia Molecular e Patologia, Rui Medeiros e as investigadoras Ana Luísa Teixeira e Francisca Dias.