5 Julho 2019

Apresentação de resultados do projeto PRO-DOSE

A NU-RISE, uma start-up de Aveiro, em colaboração com o Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO-Porto) e a Universidade de Aveiro, levou a cabo entre outubro de 2016 e setembro de 2019, o projeto de I&DT Empresas em co-promoção co-financiado por PT2020: PRO-DOSE - Dispositivo para Dosimetria in vivo em Braquiterapia.

O projeto consistiu no desenvolvimento e validação clínica de um sistema inovador para monitorização da dose durante os tratamentos de radioterapia, em tempo real e in vivo.

Assinalando o encerramento do projeto, no dia 27 de junho, realizou-se no IPO-Porto o evento de divulgação de resultados, onde estiveram presentes 26 pessoas, na sua maioria físicos médicos e dosimetristas do IPO-Porto, mas também elementos do IPO-Coimbra, da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, da Atomedical – Laboratórios de Medicina Nuclear e da Agência Nacional de Inovação – ANI.

João Santos, Coordenador do Grupo de Física Médica, Radiobiologia e Proteção Radiológica do Centro de Investigação do IPO-Porto, fez a abertura do evento seguindo-se duas apresentações por Joana Lencart, Diretora do Serviço de Física Médica do IPO-Porto que demostrou o porquê da dosimetria in vivo e como se pode aplicar na prática clínica. Luis Moutinho, CEO da NU-RISE, apresentou os resultados do projeto e evidenciou o futuro da dosimetria in vivo. No final, o evento foi marcado pela simulação um tratamento, com recurso a fantomas, na sala de tratamentos do Serviço de Braquiterapia, onde se demonstrou o funcionamento e as vantagens do dosímetro desenvolvido.

Destaca-se que, ao longo destes quase três anos, vários protótipos foram desenvolvidos e testados no IPO do Porto, de onde surgiram publicações que foram apresentadas internacionalmente na conferência anual da Sociedade Europeia de Radioterapia – ESTRO.